A vida é breve. E o tempo está passando.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Alguns tópicos, não científicos, para retardar o envelhecimento.




Os antigos indianos e chineses tinham algumas regras nas quais acreditavam para poder prolongar a vida, a ver:
1. Girar os tornozelos: para a medicina ayurvédica, o processo de envelhecimento começa quando não mais temos mobilidade dos pés, de maneira que é bastante saudável mover os dedos, girar e movimentar estas articulações, o máximo possível, de preferência, com eles para o alto, para  ativar a circulação das pernas;
2. Plantar bananeira: um dos benefícios da posição de pouso sobre a cabeça do yoga (Sirshásana) é o de reposicionamento dos órgãos internos do abdômen, evitando a condição chamada de visceroptose (“barriga de velho”) e uma série de doenças dela decorrente;
3. Reter a ejaculação: como já foi falado neste blog, uma grande quantidade de relações sexuais, ajuda a retardar o envelhecimento, principalmente para os homens que treinam para reter a ejaculação sem deter o orgasmo.
O que há de científico?
Existe pesquisa que determina que pessoas que fazem sexo mais do que a média mundial, ou seja, três ou mais vezes por semana têm aparência mais jovem (ainda que não se saiba se isso representa mais anos de vida). Além disso um pesquisador descobriu que nematoides que podiam ter orgasmos à vontade, mas com retirada da ejaculação, viviam por mais tempo.
Dos vermes aos humanos , a pesquisa não avançou, por isso só temos a palavra dos antigos...;
4. Recuperar o olfato: com o avanço da idade, o olfato é um dos sentidos que se deteriora, ao ponto desta perda poder ser relacionada ao envelhecimento. É alegado que exercícios de respiração do yoga (Pranayama) atuam no sentido de retardar essa perda.
Dessa maneira, prezado leitor, estas são apenas suposições, sabedoria dos antigos quer talvez não tenham sido confirmadas. Use-as sob sua conta e risco.

Nenhum comentário: