A vida é breve. E o tempo está passando.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Pele de Bebê


A notícia é ótima: cientistas do Salk Institute conseguiram fazer com que células de pele velhas se comportassem como jovens e ainda que camundongos vivessem 30% a mais com a técnica, mas por enquanto isso existe apenas em laboratório.
Em outras palavras, não se encontrou ainda a cura da morte, mas se todas essas pesquisas funcionarem e chegarem no mercado, em breve pode-se vir a morrer em excelente forma.
Leia a reportagem sobre rejuvenescimento da pele no site Futurism, CLICANDO AQUI.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Esqueçam o Vampirismo!


Lembram daquela história de transfusões de sangue jovem para deter o envelhecimento, já divulgado neste blog, em 2012? (http://acuradamorte.blogspot.com.br/2012/10/transfusoes-de-sangue-podem-deter-o.html) 
Pois é, mas estão descobrindo que o o efeito de rejuvenescimento não tem nada a ver com a juventude do sangue, mas nos níveis de proteína deste.
Os cientistas já estão trabalhando em uma filtragem dessas proteínas, para obter níveis juvenis, uma espécie de hemodiálise do rejuvenescimento. Em breve, talvez estejamos todos filtrando os nossos sangues para vivermos mais.
A reportagem completa pode ser lida no Futurism, CLICANDO AQUI.  

Descobertos marcadores celulares que indicam o envelhecimento.


Pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health  descobriram uma maneira de detectar mutações na divisão do RNA de vermes, com relação direta no processo de envelhecimento e que um dia poderão ser aplicados em humanos. 
Você pode ler a reportagem completa no site Futurism, CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Transplante de óvulos reduz velocidade de envelhecimento de cobaias.


Nova pesquisa condizida pela Utah State University mostrou-se promissora: o transplante de óvulos de ratas mais jovens fez com que as mais velhas vivessem 40% a mais, além de trazer reduções mais rápidas nos níveis de glicose e melhorar o metabolismo.
Esperemos que logo sejam verificadas se essas condições se aplicam também às mulheres.
Leia a reportagem completa no site Futurism, CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pesquisadores brasileiros conseguem descobrir o efeito de um hormônio sobre o envelhecimento.

O Danazol, um hormônio masculino sintético, possui efeitos para reverter o encurtamento dos telômeros dos cromossomos das células.
Os pesquisadores Rodrigo Calado e Phillip Scheinberg publicaram a descoberta na importante revista científica  New England Journal of Medicine.
A reportagem completa pode ser lida na Folha de São Paulo, CLICANDO AQUI. ou no site da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Descoberta uma Proteína que Tem Efeitos no Envelhecimento


Foi descoberto que uma proteína chamada Anidrase Carbônica é encontrada em altos níveis de ratos mais velhos e dos jovens que possuem degeneração celular precoce, inferindo-se que ela tem um papel importante no envelhecimento.
É um bom começo para futuros tratamentos.
A reportagem completa pode ser lida no site Futurism, CLICANDO AQUI.

P.S. Teoria superficial do editor: uma das aplicações dos inibidores de anidrase carbônica é combater a alcalose respiratória, causada pela exposição a altas altitudes. Será que os exercícios respiratórios do yoga (pranayama), não cumprem justamente esta função, mantendo baixos os níveis dessa proteína, causando retardo no envelhecimento do praticante? 


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

As chances de viver 125 anos são quase inexistentes.

Emma Morano, a mais velha da humanidade 116 anos. Foto: Olivier Morin/AFP
Esta é a conclusão de um estudo dentre os supercentenários (mais de 110 anos de idade), realizado por pesquisadores americanos, conduzidos por Jan Vijg.
Por mais que as tecnologias tenham avançado no último século, dificilmente alguém passará desta fronteira, ainda que existam alguns idosos que reivindiquem tal conquista.
Para aumentar a longevidade humana, novas tecnologias e avanços terapêuticos precisarão ser criados para lidar com as numerosas variantes genéticas que determinam este limite.


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Quem Quer Ser Imortal?

                             Fonte da imagem: imdb.com
Parece uma tecnologia tentadora que está chegando em breve, não? Você escaneia o seu cérebro, transforma os seus pensamentos e sentimentos em um arquivo digital, ou algo que o valha, transfere-o para uma máquina e... Voilá! Você é um robô imortal.
Já tem gente estudando como fazer isso, como o milionário russo Dmitri Itskov, que financia o Projeto Avatar da Imortalidade, que pode ser acessado clicando aqui.
Você quer? Então assista o maravilhoso seriado inglês Black Mirror, com alguns episódios que se passam em um futuro próximo, no qual isso é possível. Com certeza, desistirá desse sonho.
Até quanto a cópia será você? Ou, perguntando de uma outra maneira: até quanto a cópia NÃO será você?
Fazer uma cópia digital da sua alma, significa abdicar dos direitos humanos. Afinal, quais direitos possuem um programa de computador? Alguém com uma cópia do seu cérebro, será o seu proprietário: poderá colocá-lo como avatar em um game de guerra, para servir de alvo, poderá torná-lo um escravo sexual, para tarefas domésticas ou de escritório, poderá torturá-lo para confessar segredos íntimos, compartilhados com o seu eu biológico, ou simplesmente por sadismo, poderá colocá-lo em uma prisão solitária por um milhão de anos, já que o tempo não tem sentido no ambiente digital, poderá colocá-lo como um móvel ou um eletrodoméstico de uma casa, poderá instalá-lo no corpo de um animal, criar inúmeras cópias... E nem por isso, esse programa de computador deixará de ser você.
Imortalidade é o destino paradisíaco da humanidade? Não necessariamente, pode ser simplesmente uma versão tecnológica do próprio inferno.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Músculos Jovens


Injeções do hormônio osteocalcina faz os músculos de camundongos mais velhos reagirem como se fossem jovens.
Agora as pesquisas serão dirigidas aos seres humanos.
Parece bem promissor.
veja a reportagem completa no Blog Brasil Acadêmico, CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ainda não é a cura da morte, mas dá para ficar velho e fortão...


Cientistas descobriram que a nicotinamida ribosida (NR), uma vitamina parecida com a B3, produz efeitos positivos na regeneração muscular, permitindo com que as pessoas envelheçam como o Dr. Jeffrey Life (fotos). Leia a reportagem completa na Iflscience, CLICANDO AQUI.
A observação interessante é que essa vitamina é encontrada na cerveja, que já se descobriu também aumenta o comprimento dos telômeros das células, conforme foi divulgado NESTA POSTAGEM. Um brinde à vida, portanto.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Empresa alega ter revertido o envelhecimento!

A empresa BioViva alega ter utilizado com sucesso uma terapia genética para reverter o envelhecimento, através do aumento dos telômeros dos glóbulos brancos no sangue e proporcionando aumento de massa muscular.

A cobaia foi a própria CEO da empresa, de 44 anos, Elisabeth Parrish, mas a comunidade científica tem sido altamente cética sobre esse sucesso.
Torçamos que seja verdade.
A reportagem completa pode ser lida no IFL Science, CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Viva mais, matando as células envelhecidas!


Cientistas americanos conseguiram obter uma expectativa de vida 30% maior em camundongos, simplesmente eliminando as células senescentes.
E não só o tempo de vida que é prolongado em cerca de 1/3, mas os camundongos aparentaram atividade dos mais jovens também! E sem nenhum dano colateral! 
Terá sido descoberta a fonte da juventude?
Leia a reportagem completa no Le Monde, CLICANDO AQUI.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Calico Labs


A página é bem monástica para uma companhia que pode-se tornar a empresa mais importante do mundo.
Pertence à Google, pesquisa curas para o envelhecimento.
Clique na imagem acima para visitar a página.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Filhos podem reduzir o ritmo de envelhecimento para mulheres.


Os danos ao DNA podem ser reduzidos naquelas mulheres que possuem mais filhos.
Eu, que publico este blog há anos, percebo que existe quase um padrão: fêmeas de salmão costumam morrer apenas após desovar, mesmo com todas as dificuldades de subirem as corredeiras. Machos das borboletas, louva-a-deus e aranhas copulam mesmo depois de devorados pelas fêmeas. Zangões morrem logo após copularem. Machos de bovinos dominantes, em condições naturais, vivem mais que os que não se reproduzem. A lógica da natureza é preservar aqueles que fazem sexo e se reproduzem.
Dessa maneira, os que acompanham o blog já sabem, até agora tem-se as seguintes descobertas científicas que sabidamente aumentam a longevidade:
- nascer de pais mais velhos;
- comer menos;
- tomar cerveja regularmente;
- ter boa flexibilidade;
- fazer sexo mais vezes que a média da população (três vezes ou mais por semana); e agora,
- para as mulheres, ter filhos.

A nova descoberta pode ser lida no IFLSCIENCE, clicando aqui.