A vida é breve. E o tempo está passando.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Descoberta uma Proteína que Tem Efeitos no Envelhecimento


Foi descoberto que uma proteína chamada Anidrase Carbônica é encontrada em altos níveis de ratos mais velhos e dos jovens que possuem degeneração celular precoce, inferindo-se que ela tem um papel importante no envelhecimento.
É um bom começo para futuros tratamentos.
A reportagem completa pode ser lida no site Futurism, CLICANDO AQUI.

P.S. Teoria superficial do editor: uma das aplicações dos inibidores de anidrase carbônica é combater a alcalose respiratória, causada pela exposição a altas altitudes. Será que os exercícios respiratórios do yoga (pranayama), não cumprem justamente esta função, mantendo baixos os níveis dessa proteína, causando retardo no envelhecimento do praticante? 


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

As chances de viver 125 anos são quase inexistentes.

Emma Morano, a mais velha da humanidade 116 anos. Foto: Olivier Morin/AFP
Esta é a conclusão de um estudo dentre os supercentenários (mais de 110 anos de idade), realizado por pesquisadores americanos, conduzidos por Jan Vijg.
Por mais que as tecnologias tenham avançado no último século, dificilmente alguém passará desta fronteira, ainda que existam alguns idosos que reivindiquem tal conquista.
Para aumentar a longevidade humana, novas tecnologias e avanços terapêuticos precisarão ser criados para lidar com as numerosas variantes genéticas que determinam este limite.